Você é perfeita!
- Raphaella Marcal
- 23 de ago. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2018
Oi meus amores, já pararam para pensar o quanto a sociedade nos pressiona para sermos perfeitas, não a nossa melhor versão, mais absolutamente perfeita, com uma aparência perfeita, temos que ser todos copias idênticas, seguindo sempre os padrões estabelecidos pelos outros, numa busca incansável pela perfeição padronizada.
Isso já aconteceu com você? já se sentiu sufocada pelos padrões e medidas?
Vamos mudar isso?

Sabiam que o Brasil é recordista de cirurgias plasticas em jovens, cerca de 90 mil cirurgias estéticas foram feitas ano passado segundo o professor Jayme Farina Junior, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP citando estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Fiquei chocada com esse dado e toda a cobertura da mídia sobre as recentes caso de problemas com cirurgias. E fiquei me perguntando o porque dessa obsessão? porque deixamos que nos definam e imponha que quem somos ou o que queremos está errado?

Claro que não há nada de errado em ser melhor, saudável ou fazer plástica desde que essa seja uma escolha genuína e não um imposição. E que a sua jornada não é a do outro, o outro não precisa ter feito plastica ou ser magro, etc, isso não o faz menos bonito.

Beleza é um ponto de vista, cada um enxerga de uma maneira, no decorrer da história esse parâmetro mudou completamente, Nos séculos XIV e XV, mulheres gordinhas eram consideradas belas, e hoje são execradas com uma agressividade desnecessária, na década de 40 e 50 Hollywood virou referência em beleza, seios fartos, quadris largos e curvas voluptuosas viraram obsessão, consagrou Marilyn Monroe como o maior símbolo sexual de todos os tempos. Nos anos seguintes tomou força o formato de violão, ampulheta com quadris largos e curvas como as da diva Brigitte Bardot. Na década de 80 o mundo fitness começou os exercícios em casa viraram febre, na década seguinte as super modelos magras viram parâmetro de estética, como Cindy Crawford, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Linda Evangelista e Kate Moss. Nos seguintes anos a moda o MMA e os músculos bem definidos tomaram conta.



Veja tudo muda o tempo todo, padrões e a definição de beleza são constantemente alterados, então por que nos pressionamos para sermos iguais esteticamente, há beleza em tudo e todos, é só uma questão de ver. Recentemente um movimento vem crescendo o Body positive que vem a ser imagem corporal positiva, é vê a sua imagem e a dos outros de maneira positiva, sem rotular feio ou bonito, vendo, como disse acima beleza em todos.

Não é não mudar nunca, é visualizar de onde vem esse inconformismo, é seu ou dos outros? é enxergar primeiro tudo que há de bonito em você e valorizar isso e expandir esse olhar para os outros. Confesso não é fácil, estou começando nesse caminho, body positive, de me ver com mais gentileza, sempre tive problemas com me ver bela, com confiança na minha imagem, primeiro eu era muito magra depois ganhei muito peso para minha estrutura e por razões medicas tenho que perder um pouco, então esse vai e vem de peso, bom e velho efeito sanfona e todo o bombardeamento diário de padrões do que você deve ser e como deve, é tão cansativo, e me fez questionar minha beleza. Nos últimos tempos venho aceitando que o tempo muda nosso corpo e está tudo bem, que posso ser linda com 45kg ou com 75kg que é o atual, que me aceitar não significa me conformar com o que não curto ou não querer ser saudável mais sim fazer esse trajeto com mais leveza e olhando mais para mim conforme a minha ótica e não a opinião dos outros.

É desgastante a energia desperdiçada tentando ser quem não somos, nos adequando a regras e padrões que não são nossos, temos corpos, cores, cabelos, texturas e personalidades diferentes é isso que torna a humanidade rica, não somos robôs feito numa mesma forma, somos pessoas devíamos ser mais gentis conosco e com outro e assim quem sabe construir uma sociedade que tenha mais amor e veja beleza em todos sem nos pressionar ou comprimir.

Ou seja meus amores vamos nos esforçar para sermos felizes conosco e com os outros, assegurando que seja nossa opinião, nossa escolha e nosso corpo, mais sororidade e gentileza.

Espero que tenham gostado, não tem como um look ficar bonito se não estamos bem conosco não importando toda a informação de moda e estilo, quando estamos bem conosco e felizes tudo que usarmos irá refletir isso, vai haver um brilho especial, uma luz em você. Correndo o risco do clichê o melhor look do dia é estar feliz!
O mundo será melhor quando tivermos a liberdade de sermos nos mesmas!

Bjos
Até o próximo post. :* :*
Há os links de pesquisa que usei caso queiram ler, tem artigos bem interessantes.
Brasil lidera ranking de cirurgia plástica entre jovens :
https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/brasil-lidera-ranking-de-cirurgia-plastica-entre-jovens/
Padrões de beleza na história:
Comments